quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Cerrado


É o segundo maior bioma do país, abrange cerca de 20% do território brasileiro, sobretudo nas porções centrais. No verão, o clima é quente e úmido, no inverno é frio e seco. As variações no solo e disponibilidade de água fazem com que o Cerrado tenha várias áreas com características diferentes, como por exemplo, há áreas com vegetação rasteira, com arbustos e com árvores. Devido à esse fato, o Cerrado tem uma fauna e flora extremamente diversificada, superada, apenas, pela das florestas Amazônica e Atlântica. Nas áreas mais secas é comum ocorrer queimadas naturais, e muitas espécies de plantas são adaptadas a reocupar a área destruída pelo fogo. O número de incêndios causados por pessoas (de modo intencional ou não) esta aumentando. O solo raramente recupera os nutrientes perdidos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mata Atlântica





A Mata Atlântica ocupava uma vasta área brasileira, principalmente as áreas litorâneas. Atualmente, resta apenas, aproximadamente 10 % de toda a área originalmete ocupada. Nela se encontra um conjunto basatnte diferenciado de ecosistemas. um desses é a Floresta Tropical, que ocupaa área da Serra Do Mar com clima quente e úmido. Este ecossistema conta com um abundante número de espécies de árvores, que podem chegar a 35 metros de altura. A maior parte das árvores mantém as folhas durante o ano todo e muitas servem de suporte para plantas epífitas (que são responsáveis por grande parte da diversidade da floresta). O Mico-Leão, o Palmiteiro e o Samambaiaçu são espécies em extinção dessa área. A Mata De Araucária é outro ecossistema da Mata Atlântica. Apresenta clima temperado e estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno.) bem definidas. Abrange os estados do Paraná, Rio Grande Do Sul e São Paulo. O Pinheiro-Do-Paraná é a o vegetal mais comum na região. Gralhas e Capivaras são animais típicos da Mata De Araucária. Na Mata Atlântica há regiões com características únicas como o Mangue e a Restinga ( Áreas litorâneas.); Os Brejos ( Que são áreas alagadas no interior.); Os Campos de Altitude ( Áreas elevadas com predomínio de gramíneas.).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Bioma Da Floresta Amazônica

A floresta Amazônica é o maior dos biomas brasileiros, abrange toda a Região Norte, parte do Maranhão, parte do Mato Grosso e algumas partes de países vizinhos (Apenas a parte que pertence ao brasil faz parte da chamada Amazônia Legal). O clima é quente e úmido, região de alto índice pluviométrico, com média anual de 26 °C. Estamos falando da maior floresta tropical do mundo que abriga uma diversidade de espécies absolutamente enorme. As árvores tem em média 35 metros (Algumas podem chegar a 60 metros de altura) de altura e mantém as folhas durante todo o ano. Lá são encontradas seringueiras (árvores as quais são extraídas o látex) e o guaraná. A Castanha-Do-Pará é exclusiva desta região. Diversos peixes como Pirarucu, Tucunaré e o Filhote são encontrados nesta área. Grande parte de Amazônia é desmatada anualmente devido ao aumento das áreas de pastagens e das plantações de soja, mais recentemente, e devido ao extrativismo vegetal feito pelas indústrias madeireiras.

Distribuição Geográfica

Os biomas que serão mencionados estão retratados no mapa a seguir.
 O limite entre os biomas não é bem definido. As chamadas áreas de transição são aqueles territórios que apresentam características do dois ou mais biomas ao seu redor. Essas áreas apresentam diversidade, na fauna e na flora, relativamente grande devido ao fato de ser encontrado ali habitantes características de diferentes locais.

Os Biomas Brasileiros

O Brasil é um país amplo que abrange regiões com clima e solo diferenciados. O que permite facilita a identificação dos biomas. A extensão do território de cada bioma varia, mas cada bioma tem sua importância na diversidade da vida.